top of page

Brastemp lança campanha com memes e bomba na web

  • Foto do escritor: alvestatianeolive
    alvestatianeolive
  • 13 de abr. de 2018
  • 5 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2018

Brastemp lança seus novos produtos com campanha que homenageia história da marca



Anúncios Publicitários: O que são? Como nascem? Como se reproduzem? Não garanto que a gente consiga encontrar respostas para todas as suas dúvidas sobre Publicidade, mas fica o convite para que você imagine, com a gente, as etapas envolvidas na criação de um anúncio.


Atendimento - Por Bruna Rossato


A Brastemp, marca de eletrodomésticos da Whirlpool, se destacou em 2017 com o lançamento da campanha “Uma homenagem da nova geração às outras gerações de Brastemp”. O desafio proposto ao time de Marketing, provavelmente foi a necessidade de uma ação moderna, com linguagem atual, que mantivesse a tradição de quem, há 60 anos, está presente nos lares brasileiros.


Com o passar dos anos, os eletrodomésticos Brastemp se tornaram tecnológicos e inovadores, aderiram ao design clean, com painéis digitais touchscreen e multifunções, porém, todo esse avanço contribuiu para reforçar ainda mais a credibilidade e satisfação dos consumidores.


De geração em geração, as pessoas se acostumaram ao padrão de qualidade oferecido pela marca, e memorizaram o slogan que era “assim uma Brastemp”, veiculado na mídia desde a década de 90. Independente disso, houve a necessidade de expandir os horizontes, pensar fora da caixa e unir o tradicional ao novo, com originalidade, através de novas ações comerciais.


O primeiro passo para o sucesso da campanha, foi o profissional de atendimento, responsável pela comunicação entre a agência e o cliente, compreender os objetivos propostos e conseguir transmiti-los ao time de criação, tendo por base as estratégias de negócio da empresa. Assim que as ideias para a campanha foram estruturadas e apresentadas ao cliente, com a aprovação, os demais departamentos deram início ao processo de criação, planejamento e veiculação das propagandas.


Planejamento – Por Caroline Aparecido


Ao analisar a marca, vemos o quanto ela é reconhecida e aclamada no mercado, de geração em geração, em especial aos mais velhos. Sendo assim buscamos através desta campanha homenagear a geração anterior tanto em relação aos produtos quanto aos próprios consumidores.


Nosso publico alvo, em principal, foi o público mais jovem, homens e mulheres, utilizando linguagens e expressões da atualidade que estão presentes em toda a campanha.


A campanha tem como objetivo, alavancar as vendas, e estabelecer ainda mais na mente dos consumidores, a existência de uma qualidade ímpar nos produtos Brastemp, que vêm atendendo a todos ao longo dos anos com máxima excelência.


Utilizaremos principalmente das mídias online para fazer jus a campanha que trata das “diferenças” das gerações, onde mostraremos os mais velhos utilizando de linguagens da internet presente no mundo dos jovens, chamando assim a atenção que tanto queremos ter.

Esperamos com essa campanha aumentar o número de vendas e principalmente, permanecer no topo do ranking do público como referencial em qualidade.


Redação que é uma Brastemp - Por Carlos Cravo


O Texto Publicitário, para que determinada mensagem seja transmitida de maneira eficaz, depende da existência de relações entre conteúdo produzido e repertório cultural do público. Conseguimos, através de efetivas ações de Planejamento, encontrar e, acima de tudo, aplicar a Comunicação adequada com bastante êxito. O critério que utilizamos para a elaboração do Texto Publicitário é o que vamos analisar nos próximos tópicos.


O Comercial da Brastemp, no decurso de um vídeo semelhante aos antigos anúncios da marca, mostra uma conversa entre dois homens, notórios por participações em diversas peças publicitárias da Brastemp. Os senhores em questão, em um diálogo metalinguístico sobre tecnologia e utilização de "memes" pela Publicidade, fazem considerações acerca do passado, do presente e do futuro das propagandas que a marca idealiza.


A escolha dos "memes", perfeita em relação ao público que escolhemos para a campanha, privilegiou o uso de sátiras conhecidas pelas pessoas. Cabe destacar que a referência, para ser absorvida de modo adequado pelo Texto Publicitário, precisa ser conhecida pelas pessoas avaliadas como público-alvo. O posicionamento em questão, como mencionado no primeiro parágrafo do texto, parte da proposta de que se construa uma relação de afinidade entre a marca e o seu público.


Ainda estabelecemos, através do Texto Publicitário, uma brilhante metáfora sobre a preocupação da marca com as inovações sugeridas pelo mercado. Nossa campanha, através da utilização dos "memes" e da maneira como os atores estão posicionados diante das transformações citadas pelo Anúncio, conseguiu transmitir o conceito de marca conhecedora não apenas da inovação tecnológica proposta pelo mercado, mas, ciente dos gostos de seus consumidores, preocupada com a plena satisfação de suas necessidades e desejos.

Mídia - Por Tatiane Oliveira e Luana Achê


O profissional de Mídia é o responsável por estabelecer as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação. Ele realiza negociações, planejamento, compra e execução de todo o projeto de mídia da campanha. A partir daí, analisando informações do cliente, ele precisa identificar as oportunidades para atingir o público-alvo. Consequentemente, ele deve estar atento a tudo que acontece, deve escolher os melhores meios e veículos para a veiculação, além disso analisar o andamento da campanha e seus resultados.


Para a campanha da Brastemp que lançamos em Outubro de 2017, tivemos o intuito de fazer homenagem para a nova geração às outras gerações de produtos da marca. A campanha, é engajada na questão atual do sucesso dos memes, e por isso trouxemos de volta Doratiotto e Kohl (ícones da campanha nos anos 1980 ) ao lado de celebridades que também caíram na graça da audiência com seus bordões, como Glória Pires, Susana Vieira, Carolina Ferraz e Bela Gil. O que nos proporcionou uma chance muito grande de ter resultados excelentes com a campanha, pela questão dos memes estar em alta nas mídias digitais.


Assim, com um vídeo de dois minutos, tivemos o objetivo de veicular a campanha apenas nas mídias digitais, principalmente no facebook, pois a nossa questão era impactar a nova geração. E foi o que aconteceu, a campanha atingiu 16 milhões de pessoas, tivemos mais de 60 mil compartilhamentos e mais de 20 mil comentários.


Utilizamos algumas estratégias de mídia, além de veicular o vídeo nas redes sociais, aproveitamos a oportunidade e investimos nos influencers da nova geração, para divulgar os novos produtos da marca nos seus perfis, o que gerou uma maior interação e muitos comentários de jovens que queriam os produtos. Devido ao grande sucesso nas redes sociais, tivemos que integrar e aproveitar mais uma estratégia. Fugindo um pouco da ideia inicial, reduzimos o vídeo para uma versão de 90”, para inserir no intervalo do último capítulo da novela A Força do Querer, da Rede Globo.


Podemos concluir que o profissional de mídia precisa estar muito atento aos resultados da campanha, como fizemos na campanha da Brastemp. Com o sucesso da campanha nas redes sociais, tivemos que ser rápidos para aproveitar a chance da campanha ter ainda mais sucesso. A possibilidade de fazermos a campanha inicialmente no ambiente digital, nos proporcionou um chance ainda maior de medir os resultados, como também fazer mudanças nas estratégias, algo muito valioso para nós que somos profissionais de mídia, levando em consideração que antes era difícil fazer tais mudanças.


Que tal assistir uma campanha que serviu como inspiração para a nova campanha “Homenagem” ?



Esperamos que você tenha gostado desta análise. Sugiro, levando em consideração que as funções da Agência já não são novidade, que você escolha uma Anúncio, qualquer um, e tente compreender o trabalho realizado por todos os setores. Boa sorte!

Comments


© 2018 por Leitura Inteligente.                                                                                     Textos escritos pelos alunos de Comunicação social e Relações Internacionais

    bottom of page