Veículos e o atual cenário da Comunicação em Ribeirão Preto
- alvestatianeolive
- 12 de abr. de 2018
- 5 min de leitura
ENTREVISTA COM RAFAEL MARTINEZ
Curioso sobre Meios, Veículos e o atual cenário da Comunicação em Ribeirão Preto? Nada como a opinião de um profissional para o esclarecimento de nossas dúvidas e curiosidades. Convidamos, para uma conversa, o jornalista Rafael Martinez, proprietário da Martinez Comunicação. Fique por dentro!
Confira a entrevista completa:
1) Qual a sua formação? Como surgiu o interesse pelo trabalho junto aos Veículos de Comunicação?
Sou jornalista. Meu nome é Rafael Martinez e eu sou proprietário de uma Agência de Comunicação. O interesse aos Veículos de Comunicação surgiu na minha paixão pelo futebol, especificamente pelo Botafogo Futebol Clube, onde eu tive o prazer e a felicidade de trabalhar por cinco anos. Antes disso, eu comecei a trabalhar em rádio esportivo como repórter de campo. De lá para cá, eu acabei mudando um pouco de área, mas sempre na Comunicação. Mas o interesse surgiu pela paixão ao Botafogo Futebol Clube.
2) Quais são as características desejadas para o profissional que pretende ingressar na área?
As características desejadas para o profissional entrar na área de Comunicação, eu acredito que seja a vontade de informar o público da melhor forma possível, no caso do jornalista; no caso do publicitário, a característica é ter equilíbrio na divulgação com o objetivo de traduzir a sua comunicação em vendas para o seu cliente. Além de tudo, uma palavra muito importante que eu caracterizo para o Profissional da Comunicação é a proatividade, a criatividade para que sejam lançadas campanhas, sejam lançadas notícias através dessa pessoa, através da inteligência e capacidade dessa pessoa.
3) Quais as principais transformações do Mercado Publicitário e como as mesmas afetam o seu Setor de atuação?
As principais mudanças do Mercado Publicitário, eu acredito que seja o Marketing Digital e os Influenciadores Digitais que têm mudado campanhas e investimentos das grandes empresas. Acredito que esse mercado de Influenciadores Digitais, e também de Microinfluenciadores Digitais, tende a crescer muito nos próximos anos.
4) Existe, fazendo comparação entre o cenário vigente quando você ingressou e o quadro atual, alguma diferença que você queira comentar?
Eu acredito que sim, eu acredito que, com o crescimento da Internet, do digital, dos aparelhos celulares, muita coisa mudou, muitos tipos de campanhas diferentes surgiram. Então mudou bastante. Confesso que eu, como jornalista formado, e não sou publicitário formado, acredito que, pela minha experiência e vivência com grandes empresas e grandes negócios, aprendi, e ainda sempre vou aprender, até o fim da minha vida profissional, que mudou muito.
5) Como você caracteriza o processo de trabalho?
Eu costumo falar que nenhum publicitário ou agente de comunicação tenha o grande segredo do sucesso "pras" empresas. É preciso muita análise, é preciso muita experiência anterior e é preciso muito arrojo. Então o processo de trabalho é caracterizado em experiências e capacidade de entender como é o seu cliente, como o seu cliente pensa e como o seu mercado, o seu público-alvo entende o seu produto e como você vai fazer ele comprar a sua ideia.
6) Você tem dicas para quem está começando ou quer ingressar na profissão?
Tenho dicas: trabalhe. Trabalhe muito e dedique-se exclusivamente à sua profissão, principalmente no período de faculdade. Se você trabalhar durante os quatro ou cinco anos de faculdade dentro do mercado e se dedicar, se esforçar e ler muitos livros, isso é muito importante. E eu acredito que muita coisa do que eu sei, talvez mais da metade, veio de livros. Então eu acredito que a dedicação e o comprometimento com a sua profissão, com a sua vontade de aprender e, principalmente, estar sempre aberto a aprender, porque ninguém sabe cem por cento de tudo.
7) Como se atualizar? Você indica algum curso ou formação paralela?
Eu acho que a atualização está na vontade da pessoa, mesmo. Tem que estar sempre se atualizando. A dica simples que eu dou é, na sua Rede Social, Facebook, Instagram, siga páginas do seu Mercado, de Publicidade, Marketing, Comunicação. Coloque para que as páginas que você segue apareçam em primeiro lugar no seu feed de notícias quando você abre o seu Facebook, para você estar sempre antenado às tendências de Mercado. E, no Instagram, siga páginas que tenham dicas de Mercado de Trabalho. Sempre leia, pelo menos, um livro por mês, do seu segmento. Pode ter certeza que isso, durante cinco anos, se você ler um livro por mês, você vai mudar totalmente a sua cabeça e vai ser um profissional muito melhor.
Você tem que fazer sempre. Sempre que surgirem oportunidades, cursos são importantes. Tem muito curso no Mercado. Tem uns bons e uns ruins. Eu acho que é muito importante você fazer cursos. Eu fiz um recentemente, um de Marketing Digital, um curso que veio para Ribeirão Preto. Foi muito bom e, hoje em dia, já preciso fazer outro porque o Mercado muda. Então, às vezes, uma informação, uma frase, um conceito que você aprende "num" curso, você acaba conseguindo fazer uma campanha grande por conta disso, faz o seu cliente vender mais e, naturalmente, você crescer na profissão.
8) Considerando as constantes transformações que o Mercado enfrenta, você tem alguma previsão sobre a utilização de Meios e Veículos pela Publicidade?
Eu acho que eu tenho um pouco de medo, um pouco de receio de como vão se salvar as Mídias que não dão Feedback para os seus patrocinadores, por exemplo: "qual público que atingiu?", "quantas pessoas viram aquele determinado anúncio?". Porque hoje, através da Internet, você consegue mensurar esses números. É muito fácil, principalmente pelo Marketing Digital. Então eu tenho um pouco de receio de como as Mídias mais antigas vão se atualizar em relação a isso. "Que tipo de público atingem?". Então eu acho que a Internet consegue fazer isso muito melhor. Então eu tenho um pouco de receio porque a gente vê aí, pelos números, que a tendência é que o Marketing Digital ganhe cada vez mais investimentos das grandes empresas.
9) Como você avalia, considerando quesitos como a Participação de Mercado e a preferência do telespectador, a posição da TV Thathi em relação aos outros Veículos?
A TV Thathi é um Veículo que tem nome na cidade, um Veículo local que está recomeçando agora e precisa ter um tempo de investimento "pra" que ele se solidifique ainda mais no Mercado local. É preciso que tenham paciência para que o Mercado Publicitário entenda a importância da TV Thathi. Então eu acho que, a princípio, primeiro é preciso investir, ter um ganho de audiência forte, ter bons programas "pra" que a TV Thathi faça jus ao nome que tem e à força que tem na cidade. Ribeirão Preto precisa disso. Existe uma dificuldade do Jornalismo local, regional, que passa por dificuldades. Eu acho que a TV Thathi vem para somar e abre um mercado, jornalístico e publicitário, muito importante na cidade. Eu acredito muito nesse projeto.
O Rafael nos mostrou, através das respostas dadas às nossas perguntas, a importância de que o profissional de Comunicação, através do estudo e da constante atualização, esteja preparado para os desafios do Mercado. Determinação e comprometimento são valores fundamentais para quem deseja ingressar ou permanecer no ramo da Comunicação. Esperamos, assim, que você tenha aproveitado as dicas do nosso entrevistado e que não deixe de aperfeiçoar as suas aptidões profissionais. Boa sorte!
Comments