top of page

A moda nos dias atuais

  • carolaparecido
  • 19 de abr. de 2018
  • 4 min de leitura

Hoje a moda é algo corriqueiro e presente no nosso dia a dia, seja ela mais casual, clássica, de alta costura, para ocasiões especiais ou situações comuns.

A moda é algo que se atualiza todos os anos, ditando as tendências das estações a nível mundial, e quando quase que se esgota, busca nos anos anteriores e recicla tendências que estavam “ultrapassadas” dando uma cara nova no mercado e movimentando a economia do ramo. Ela também envolve bem estar e auto-estima, como aceitação ou não dependendo do meio em que está.

Neste post iremos ver algumas das vertentes importantes da moda, que está presente desde a antiguidade, e se renovando a cada estação, e com características marcantes de culturas diferentes.

A moda e a Indústria

Indústria da moda movimenta valores milionários anualmente, e não se limita apenas com a venda de roupas e acessórios, mas também usa e abusa em publicações especializadas, desfiles, semanas de moda, publicidade, etc… E faz a população ficar vidrada nas novidades diariamente.

Mas nem sempre foi assim. Antigamente a moda e a preocupação com o que vestir, era restrita e acessível a uma pequena parcela da sociedade,e essas ainda tinham poucas opções.

O que possibilitou moda ser consumida massivamente e atingir os diferentes extratos da sociedade, está diretamente relacionado com o desenvolvimento da indústria têxtil, fundamental para que novas técnicas, tecidos e mesmo volume de produção, pudessem ser alcançados.

O setor têxtil foi um dos pioneiros na utilização de maquinários a vapor em sua produção, sendo um dos que mais sofreu influencia e se desenvolveu no período histórico conhecido como revolução Industrial.

Antes as roupas eram produzidas por alfaiates e levavam muito tempo para ficarem prontas, o que tornava o preço inacessível a todos.

O surgimento das fábricas modificou completamente essa relação, as máquinas passaram a ser protagonistas, produzindo grandes quantidades de tecidos e materiais em um curtíssimo espaço de tempo.

Se hoje é possível encontrar as mais variadas peças e estilos de roupa de diferentes tecidos e valores, alcançando a praticamente todos os públicos, e se a indústria da moda exerce poderosa influencia na sociedade, movimentando altas somas em dinheiro, muito ela tem a agradecer ao setor têxtil.


https://www.youtube.com/watch?v=RWRqrsMBJH8


Outras coisas que a Industria da moda proporciona

Emprego!

Há cerca de 43 MILHÕES DE TRABALHADORES, na industria da moda, o que torna um dos setores que mais emprega pessoas no mundo, principalmente mulheres! E isso é demais!


A moda e o meio ambiente

Hoje a industria da moda também nos proporciona produtos ecológicos, como couro eco, blusinhas biodegradáveis, e alguns itens recicláveis, principalmente acessórios.

Valorizar o mercado local e artesanal também é uma excelente decisão para os consumidores que pensam no bem estar de todos!


A moda e a economia

Como já mencionada o mundo da moda vive em constante evolução. A busca por produtos de moda é cada vez maior, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência e com o status que uma boa roupa proporciona. E é esse consumo crescente o responsável pela importância do setor de moda para a economia do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, as indústrias de moda representam mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), contribuindo sobremaneira com o crescimento da economia brasileira. Além de proporcionar emprego para quase 2 milhões de pessoas.

A indústria da moda não se preocupa apenas com a produção em larga escala. Nesse setor, é necessária a busca pela diferenciação de mercado. Assim, a indústria da moda compete no mercado baseando-se em custos e na gestão de produtos. A demanda por produtos de moda é variável de acordo com diversos fatores, o que torna a indústria da moda bastante vulnerável no mercado econômico.

Nesse cenário, as marcas de moda devem sempre estar atentas ao comportamento de consumo das pessoas e investirem em pesquisas para traçarem estratégias de mercado eficientes para conquistar cada vez mais consumidores e garantirem o sucesso de vendas.

O mercado de moda está cada vez mais competitivo, tornando a competição cada vez mais acirrada e nessa disputa por consumidores, ganha mais quem oferece produtos de melhor qualidade e preços mais acessíveis.

O que faz desse mercado viver sob constante gangorra são questões como inflação, desemprego e a situação econômica do país.

Mas como esse universo pode ser tão movimentado e nos chamar tanta atenção, mesmo sem perceber?

Vamos falar agora da chave do sucesso!


O marketing e a moda

Marketing é definido como um processo ou conjunto de ações que identifica necessidades e as transforma em produtos ou serviços. Descobre onde estão os clientes, analisa a melhor maneira de alcançá-los e satisfaz suas expectativas de forma lucrativa para a empresa. Pelo exposto, percebemos que marketing abrange um conjunto amplo de ações que não se resume somente à propaganda, como acreditam a maioria das pessoas.

Já a moda lida com mudança, envolve novidade e inovação. É uma sucessão de tendências de pequena e curta duração. Tem ligação estreita com a criatividade e com o design e vem impregnada do significado e do ato de construir, formar, moldar e criar.

Marketing da moda é a aplicação de uma série de técnicas que visam tornar mais transparente, para a empresa, as necessidades e desejos dos consumidores, de tal forma que a empresa possa responder com produtos e serviços de moda que os atenda plenamente ou que até mesmo os surpreenda.

O marketing da moda é responsável por assegurar, para a empresa e para os seus clientes, a obtenção do melhor proveito a alcançar por meio de planejamento, controle e gestão de um design criativo e vencedor.

Uma empresa voltada às vendas vende aquilo que pode fazer. Por sua vez, uma empresa voltada para o marketing pesquisa as necessidades e desejos do mercado e faz aquilo que pode vender.

Quando uma empresa de moda não leva a sério o conceito de marketing pode fracassar nos seus lançamentos e até ir à falência.

Depois de tanta informação podemos enxergar nossas marcas favoritas de um modo diferente não é?!

 
 
 

Commenti


© 2018 por Leitura Inteligente.                                                                                     Textos escritos pelos alunos de Comunicação social e Relações Internacionais

    bottom of page